Objetivos
Teorias Avançadas de Comunicação
A comunicação na era digital; o novo papel dos meios de comunicação no mundo globalizado; ferramentas modernas de captação e difusão de informações; panorama dos negócios emergentes em jornalismo interativo.
Estratégias de Comunicação de Massa
Pesquisa de mercado; diferenças entre a comunicação dirigida ao público de massa e a nichos de mercado; psicologia da comunicação aplicada a diferentes extratos da sociedade por faixas de renda, sexo e etárias.
Planejamento Editorial
Conceito e concepção de uma publicação ou programa jornalístico; objetivos e pautas; definição de público-alvo; linha editorial; projeto gráfico e formato do produto.
Desenvolvimento de Projetos de Mercado
O desenvolvimento do projeto jornalístico a partir do plano de comunicação; as particularidades de cada veículo (televisivo, impresso, radiofônico e digital); a adequação do editorial às exigências e necessidades do público-alvo.
Viabilização da Produção Jornalística
Cotação de matéria-prima, serviços e mão-de-obra; atribuição e divisão de tarefas nos diferentes níveis hierárquicos; definição de prazos de execução.
Desenvolvimento e Gerenciamento de Produtos Agregados
A criação e desenvolvimento de produtos agregados; adequação aos veículos jornalísticos; cotação de produtos; promoção e vendas de produtos agregados.
Logística e Distribuição de Produtos Noticiosos
Estratégias de distribuição de publicações impressas; capilaridade e abrangência; estudo dos pontos de venda; acompanhamento e análise de vendas.
Aspectos Financeiros e Legais do Setor
Aspectos legais contratuais; legislação comercial e seus desdobramentos; estratégias de negociação; cálculos de pagamento de royalties; cobertura de impostos e taxas.
Metodologia Científica
O estudo e a aprendizagem; Organização do estudo; Do pensamento comum ao pensamento científico: senso comum, ciência e ideologia; O trabalho científico: a pesquisa e suas classificações; Os métodos e a metodologia; Monografia; Estrutura e elaboração de um projeto científico; Ferramentas digitais.
Estudos Dirigidos
Disciplina voltada ao acompanhamento dos estudos de monografia.
Carga horária total: 400 horas
Duração: 12 meses
Público
Graduados em curso superior com ênfase em Comunicação (Jornalismo, Marketing, Publicidade & Propaganda) reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.
Informações Gerais
Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.
Pagamento à vista:
Após aceitar o contrato, solicite em sua Secretaria Virtual através do item Serviços o 'Pagamento à Vista'.
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066.
Outras Localidades - 0800 010 9000
Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br.
Descontos
Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade.
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.
Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.
Se sua empresa não é conveniada a Universidade Paulista disponibiliza este canal de relacionamento convenio.pos@unip.br.
Observações:
A contratação da bolsa não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito à bolsa em casos de trancamento, cancelamento ou desistência do curso.
A bolsa de estudo não é cumulativa. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail ouvidoria.pos@unip.br.