Em mercados competitivos, as organizações buscam munir-se de informações, fruto da transformação de dados coletados e armazenados dentro e fora das organizações, para a tomada de decisão. É nesse contexto que surge a Inteligência de Mercado, cujo objetivo é prover às decisões estratégicas informações precisas por meio do uso de tecnologia e conceitos de vanguarda de gestão estratégica. Assim, o MBA em Gestão Estratégica e Inteligência de Mercado tem por objetivo:

Objetivos

Programa do Curso

Posicionamento Estratégico
O processo empresarial e a tomada de decisão em mercados competitivos
A cadeia de valores como base para a sustentação da vantagem competitiva
Processo de alocação de recursos entre as diferentes unidades de negócio

Pesquisa de Mercado
Fundamentos e tipologias de pesquisa qualitativa e quantitativa
Instrumentos de coleta e análise de dados
Estudos Etnográficos
Instrumentos de pesquisa online

Liderança e Comportamento Organizacional
Liderança e Processos Motivacionais: equipes com visão estratégica
Comunicação empresarial

Gestão de Relacionamento com o Cliente - CRM
Marketing de Relacionamento
Gestão do Cliente e softwares de apoio à administração

Governança Corporativa
As melhores práticas de Governança Corporativa e seus benefícios
Aspectos legais e estratégicos (compliance, ética e transparência)
Sistema de governança corporativa e seus desafios.

Consumer Insights
Comportamento do Consumidor: Processo de Decisão de Compra e Gestão da Experiência do consumidor
Mercados Business to Business
Shopology
Neuromarketing
Perfil dos Consumidores Premium e Luxo
Análise dos Consumidores de Baixa Renda

Negociação e Administração de Conflitos
Negociação: enquadramento, estratégia e planejamento
Processo de negociação
Tipologia de conflitos e grupos de interesse

Economia e Mercado
Análise dos cenários econômicos
Marketing Estratégico e Segmentação de Mercado

Tópicos Avançados em Inteligência de Mercado
Startup Project – Desenvolvimento de Projeto e Planejamento Estratégico
Business Canvas – BMG
Técnicas de Pitching
Lean Startup
Business Model Generation

Previsão e Análise de Dados Corporativos
Parametrização e processo de coleta das informações
Banco de Dados
Técnicas e sistemas de apoio à tomada de decisão

Gestão do Conhecimento e Inteligência Competitiva
Conhecimento e Competitividade
Mapa estratégico das organizações
Balance ScoreCard
Planejamento e Identificação de Necessidades – KIT E KPI
Gestão de projetos aplicada a IC

Análise do Mercado Concorrencial
Geomarketing
Análise Concorrencial
Projeções de Vendas – Análise da Demanda
Costumer Life Value

Gestão Mercadológica e Marketing Digital
Branding
E-commerce
Mídias Digitais
Tecnologias de apoio ao Marketing Digital
Produtos Digitais e Growth Markering

Design Thinking e Empreendedorismo
Gestão do conhecimento
Design Thinking
Inovação e Criatividade
Postura Empreendedora
Novos Negócios
Transmedia e Storytelling

Estudo Dirigido

Módulo Internacional nos Estados Unidos - Opcional*
*Os alunos do MBA em GE e Inteligência de Mercado tem acesso a Bolsas de estudos para o módulo “Strategy & Marketing” na University of La Verne-California. São 3 semanas com aulas e visitas a empresas em período integral, complementando o conteúdo desenvolvido no Brasil e enriquecendo seu currículo.

Carga horária total: 420 horas

Duração: 18 meses

Público

Graduados em Curso Superior, reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

“Cursos sequenciais (Formação Específica e/ou Complementação de Estudos) não são considerados cursos de Graduação”.

Informações Gerais

Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.

A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.

Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066
Outras Localidades - 0800 010 9000

Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail [email protected].

Descontos

Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade. 
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.

Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.

Observações: 
A contratação da bolsa não implica em renovação automática. 
O aluno perderá o direito à bolsa em casos de cancelamento ou desistência do curso. 
A bolsa de estudo não é cumulativa. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.

Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail [email protected].