Objetivos

Programa do Curso

Comunicação com os Stakeholders
Compreensão do conceito e do processo de comunicação e sua relevância estratégica contemporânea organizacional. Compreensão e análise crítica dos diversos processos de comunicação interna e sua importância enquanto meio de gestão dos recursos humanos. Compreensão e capacidade de análise crítica de questões ligadas à comunicação externa, nomeadamente a comunicação com os stakeholders e o valor da reputação corporativa. Capacidade de compreensão e discussão de temáticas específicas e atuais ligadas à comunicação empresarial, nomeadamente a comunicação intercultural e virtual.

Plano de Negócios e Incubadoras de Empresas
Entender a importância do Plano de Negócios para os empreendedores. Compreender o movimento das incubadoras no Brasil, assim como a importância para os empreendedores.

Abertura de Empresas e Planejamento Fiscal e Tributário
Esta disciplina visa a aplicação da legislação tributária às funções contábeis. Trata da apresentação dos aspectos básicos da legislação do Imposto de Renda e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido fazendo uma análise detalhada da melhor forma de tributação voltada a uma redução legal do ônus tributário empresarial. Examina as formas de tributação pelo Lucro Arbitrado, Lucro Presumido e Lucro Real a fim de que, através de um planejamento tributário, a empresa possa decidir qual será a mais vantajosa. Trata, também, do funcionamento do Simples Nacional, sistema utilizado como instrumento de tributação para microempresas e empresas de pequeno porte.

Planejamento Estratégico de novos Negócios
Apresentar os conceitos para formulação, controle e implementação da Gestão Estratégica. Elaborar, planejar e conduzir o processo de gestão empresarial. Decidir a atribuição legal dos diferentes procedimentos do planejamento estratégico. A análise SWOT. Modelo Canvas. 5 Forças de Porter.

Empreendedorismo e Análise de Mercado
O empreendedorismo no Brasil e no mundo. Ideias x Opoetunidades. Compreender o conceito de mercado e as variáveis do ambiente mercadológico (BCG, GE, 4Ps). Propriedade Intelectual: Marcas e Patentes.

Gestão Estratégica de Pessoas e por Competência
Gestão de Mudanças. Fundamentos teóricos da competência. RH Competente. Processo de Gestão por Competência. Gestão de talentos por competência. Avaliação por competência.

Gestão Financeira e Orçamentária
Caracterizar as áreas de decisões da administração financeira, identificando a estrutura organizacional da função financeira e as preocupações da administração financeira. Caracterizar as metodologias de pesquisas econômicas e financeiras. Identificar e correlacionar as etapas do planejamento financeiro, bem como suas atribuições. Caracterizar o planejamento financeiro. Avaliação do Negócio (Holdings, Offshores, S/A e Ltdas. Fundos de Investimento. Due Diligence – Investigação. Gestão da Startup. Modelo de Governança.

Empreendedorismo Sustentável e Econegócios
Criação de repertório histórico e atualizado para o discernimento crítico construtivo a respeito da complexidade que envolve o conceito sustentabilidade nas diferentes escalas e conjunturas sociais e empresariais. O comportamento humano – articulado - em meio às perspectivas que se abrem para o futuro, onde o desenvolvimento inteligente possa reduzir os impactos e promover a renovação dos recursos e insumos imprescindíveis a sociedade e as organizações. Como planejar um empreendimento sustentável. Sustentabilidade Social. Sustentabilidade Econômica. Economia Compartilhada (Peer-to-peer). Econegócios.

Gestão da Tecnologia da Informação
Gerenciamento adequado da área de TI, trazendo soluções inteligentes para a organização; Planejar e implantar uma rede de computadores; Implantar os sistemas necessários para proteger as informações e a integridade dos dados da organização; Implantar e melhorar o desempenho dos bancos de dados internos e desenvolver bancos de dados para disponibilizar na web.

Gestão Estratégica da Inovação
Fatores fundamentais na gestão da inovação. A teoria da inovação de ruptura de Christensen (Introdução ao investimento ANJO no Brasil e no mundo). sTART UP. Etapas de Avaliação de startups (Gust. PIVOT). Pensamento Enxuto. Mentoria. O Coworking. Smart Cities – Cidades Inteligentes.

Carga horária total: 400 horas

Público

Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação.

Informações Gerais

Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.

Pagamento à vista: 
Após aceitar o contrato, solicite em sua Secretaria Virtual através do item Serviços o 'Pagamento à Vista'. 
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.

Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066
Outras Localidades - 0800 010 9000

Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail [email protected].

Descontos

Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade. 
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.

Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.

Observações: 
A contratação da bolsa não implica em renovação automática. 
O aluno perderá o direito à bolsa em casos de cancelamento ou desistência do curso. 
A bolsa de estudo não é cumulativa. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.

Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail [email protected].