Objetivos

Os resultados serão visíveis:

Dez dias de atividade sem interrupção, compartilhada e sempre em diálogo aberto poderão oferecer a todos os participantes deste Workshop novas ferramentas para exercer uma disciplina que hoje mais do que nunca se pergunta como pode colaborar para motivar novos ideais ambientais: a Arquitetura e o Urbanismo.

Programa do Workshop

Workshop Internacional de Arquitetura
Desenhando o Ambiente
Ideias para uma cidade em transformação

Carga horária total: 100 horas

Professores Convidados

Profa. Dra. ANNALAURA SPALLA, arquiteta e urbanista
(Roma, Itália)
Annalaura Spalla, arquiteta e urbanista italiana, vive e trabalha em Roma.  Formada em 2004 na Faculdade de Arquitetura de Genova e especializada na Faculdade de Arquitetura La Sapienza en Roma (Doutorado em 2001, Pós-doutorado em 2002-2004), atuou como professora de projeto e urbanismo desde 2004 até 2011 na Faculdade de Arquitetura La Sapienza e na escola de Especializacao de Urbanismo em Roma.
A sua atuação profissional concentra-se na área do projeto urbano (conjuntos habitacionais, edifícios públicos e equipamentos coletivos) e da arquitetura cívica nos espaços comunitários urbanos.
Na área do projeto urbano salienta-se a reconstrução da nova cidade de Cavallerizzo na Calábria (2005 -2011) concebido e desenvolvido com um processo participativo.
Venceu o  premio ANCI 2009 “Premio Sostenibilità Ambientale edilizia residenziale” com o projeto de reconstrução da cidade de Cavallerizzo.
Na área da arquitetura civica e arte pública, como projeto piloto sobre a memória nacional, a reestruturação do museu biblioteca Giuseppe Mazzini em Pisa (2011), a requalificação da área de Quarto Mille em Gênova (2010), o novo memorial do Gianicolo em Roma (2011), as instalações dedicadas à Cavour e Carlo Alberto nas novas estações Alta Velocidade de Roma e Turim.
Na área dos edificios públicos os trabalhos recentes são o restauro das fachadas do corpo principal do Palácio do Quirinal em Roma, a Caserma da Guarda di Finança em Montepulciano, os escritórios dos Carabinieri em Roma.
Os principais clientes são o Ministério de Infraestrutura, o Ministério da Educação, Universidade e Pesquisa, o Ministério do Interior, a presidência do Conselho de ministros e o Departamento de Defesa Civil, entre outros.

Prof. IÑAQUI CARNICERO, arquiteto e urbanista
ETSAM (Universidade Politécnica de Madrid)
Cornell University (Nova Iorque, EUA)

Iñaqui Carnicero nasceu  em Madri (1973). Graduou-se pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri na qual também foi  Professor Associado durante 12 anos. Desde 2012 é Gensler Visiting Critic na  Cornell University nos EUA. Desde então tem participado como conferencista e crítico nas Universidades americanas como Harvard GSD, M.I.T., Rice, Berkeley, Columbia, Cooper Union, Buffalo, AIA NY, NYIT y N.J.I.T.
Seu trabalho foi premiado internacionalmente com o AIANY Housing Design Award 2015, Hauser award 2012, Premio FAD de arquitectura 2012, Premio FAD de opinião pública 2012, Premio COAM 2012, finalista nos prêmios Architectural Digest 2009. Selecionado para os prêmios BSI University of Mendrisio 2007, prêmio Design Vanguard 2011, Highly commented Emerging Architecture Award da revista Architectural Review, Menção Especial Barbara Capuchin 2013 e Shortlisted  por Archdaily no ano de 2013 com o prêmio “Building of the Year”.
No ano de 2009 obtém a Bolsa do  Ministério de Assuntos Exteriores e de Cooperação para frequentar durante um ano a Real Academia de Espanha em Roma na qual desenvolveu sua tese de doutorado com o título: “Kahn y Venturi: A ideia de escala a partir da aprendizagem em Roma”.
Desde 2008 compartilha escritório com a arquiteta Lorena de Río com a qual criou a RICA Architecture Office com dupla sede em Madri e Nova Iorque.

Prof. AFFONSO RISI, arquiteto e urbanista
São Paulo, Bragança Paulista

Affonso Risi Jr. nasceu em Bragança Paulista, São Paulo, Brasil. Diplomado pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie (1972), SP, onde lecionou na década de 80 e em 2011. Foi professor  no Curso de Arquitetura e Urbanismo do ICET-UNIP, Universidade Paulista, de 1992 a 2011 e na Casa do Saber, São Paulo, a partir de 2008.
Desenvolveu projetos em parceria com Iolanda Akamine Risi (falecida em 1982), José Mario Nogueira, José Borelli Neto, Edson Elito, Leo Tomchinsky e Reinaldo Cabral.

Tem obras publicadas e participou de exposições no Brasil e Exterior.
Recebeu os prêmios RINO LEVI do IAB-SP (Instituto de Arquitetos do Brasil) e da 2ª e 6ª BIAs (Bienal Internacional de Arquitetura  de São Paulo).
Responsável pelos serviços de arquitetura de conservação e reforma do Mosteiro de São Bento de São Paulo a partir de 1990, comandou os trabalhos de adequação do edifício para a visita do Papa Bento XVI em 2007.
Estudos de música, em paralelo aos de arquitetura,  conduziram a grande interesse pela questão compositiva, com destaque ao emprego das chamadas geometrias simbólicas, em especial da Proporção Áurea, presente no traçado regulador dos diversos projetos aqui apresentados.

Profa. CAMILLE BIANCHI, arquiteta e urbanista
Paris, França
Camille Bianchi é arquiteta urbanista francesa, formada em 2004 da Escola das Belas Artes de Paris e em 2010 da Escola Nacional Superior de Arquitetura de Paris Belleville. Atuou como professora de projeto e teoria da arquitetura durante 4 anos na Escola de Arquitetura de Paris Belleville e é atualmente professora na Escola da Cidade de São Paulo.
É sócia-fundadora da Readymake, escritório de arquitetura e urbanismo criado em 2011 em Paris, que participou nos maiores projetos de planejamento e pesquisa urbana tal como a revisão do esquema diretor da região parisiense, o projeto em andamento do futuro metrô suburbano, o Grand Paris Express, e a pesquisa internacional do Grand Paris.
Os trabalhos desenvolvidos por ela realçaram as potencialidades dos territórios periféricos da Região de Paris, como vetor de novas reflexões sobre o sistema metropolitano parisiense, no qual centro e periferia costuram relações complementares e já não mais hierárquicas. Ela enriquece hoje as questões levantadas no contexto francês com a abertura da Readymake no Brasil para incentivar as dinâmicas de trabalho entre as metrópoles parisiense e paulistana, e abrir o processo de planejamento urbano prospectivo à questão brasileira.
Sua prática profissional sempre foi articulada com o âmbito da pesquisa e do ensino, construindo vínculos estreitos entre estas três frentes de trabalho complementares e interdependentes.

Organizadores

Prof. Dr. JUAN CABELLO ARRIBAS, arquiteto e urbanista
ETSAM (Universidade Politécnica de Madrid)
UNIP - Pronatec (São Paulo, Brasil)

Juan Cabello Arribas nasceu em 1973 em Madri, Espanha. Em 1998, graduou-se pela Escola Técnica Superior de Arquitetura de Madri na qual também concluiu em 2010 o Doutorado no Departamento de Projetos Arquitetônicos com a dissertação "ENSAMBLAGEM. Desde a filmina de Patio&Pavilion" em 2010.
Começou a sua carreira como arquiteto na cidade de Porto, Portugal onde compaginou a sua prática independente com uma intensa colaboração com os escritórios de Jõao Álvaro Rocha, José Gigante e Francisco Barata entre outros.

Em 1998 e 2001, foi finalista junto ao arquiteto Rui Castro nas edições V e VI do concurso internacional EUROPAN, focado no estudo da cidade e novas formas de habitação. Em 2003 ganhou o segundo prêmio no concurso EMV de Madri junto ao arquiteto Fernando Pancorbo Lancharro. Em 2008 recebeu uma Menção Honrosa no "XII Incontro Ischitano di Architettura Mediterranea”, Instituto per l'Architettura Mediterranea, Ischia, Itália. Em 2011, recebeu o Primeiro Prêmio no Concurso Internacional de Arquitetura "This is tomorrow. Ideias para a casa do futuro", junto à Arquiteta Isabel Martinez Abascal, Fundación MIguel FIsac, Espanha.
A sua pesquisa interdisciplinar está centrada na espessa fronteira que divide e junta a produção arquitetônica com o resto da produção criativa. Artigos, exposições e palestras tem sido o meio de divulgação das suas idéias e ideais sobre o mundo atual onde trabalha o arquiteto. Londres, Madri, Milão, São Paulo, etc foram o seu público.
Desde 2010 mora e trabalha na cidade de São Paulo onde criou o seu escritório FAZEMOS ARQUITETURA, que serve de plataforma para experimentar novas estratégias de projeto a diferentes escalas e dimensões.

Profa. Dra. ANA ELENA SALVI, arquiteta e urbanista
Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP
UNIP (São Paulo, Brasil)
UNISANTOS (Santos, SP)

Graduada, Mestre e Doutora pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (1976, 2001 e 2006 respectivamente), com a dissertação "A imagem da cidade no cinema: São Paulo anos 80" e doutorado com a tese "Cidadelas da civilização: políticas norte-americanas no processo de urbanização brasileira com ênfase na metropolização paulistana dos anos 1950 a 1969".
Foi chefe de seção técnica da Seção Técnica de Administração de Museus (2006-2007) e Diretora da Divisão de Iconografia de Museus do Departamento de Patrimônio Histórico, Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo (2007-2008). É professora titular e Coordenadora do Curso de Arquitetura e Urbanismo e do Curso Superior de Tecnologia de Design de Interiores da Universidade Paulista, professora auxiliar da FAUS - Universidade Católica de Santos na qual ministra disciplinas de História da arte, Teoria da Arquitetura e Metodologia Científica e na de Licenciatura em Música na qual ministra Estética Musical desde 2012.
A partir de 2015 compõe o Conselho Científico do IPECI - Instituto de Pesquisas Científicas e Tecnológicas da UNISANTOS e em 2014 passou a ser representante Institucional do Programa Ciência sem Fronteiras  dessa Instituição. A partir de 1º de agosto de 2014 foi nomeada Membro do Conselho Editorial da Editora Leopoldianum da Universidade Católica de Santos.
Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, atuando também nos temas: teoria e história da arquitetura e urbanismo, estética, história da arte, música e cinema. 

Público

O Workshop está aberto à participação daqueles arquitetos e urbanistas, profissionais recém-formados ou formandos (9º e 10º semestres) que queiram experimentar a prática intensa da arquitetura e urbanismo seguindo um processo refletido de observação, interpretação e representação rodeados de colegas com diversas formações e origens acadêmicas.

Sabendo que o horário poderá interferir no seu dia a dia, no caso que já estejam trabalhando em escritórios próprios ou não, esta ação de projetar em grupo com arquitetos de conhecida reputação pretende motivar-lhes a ensaiar os seus ideais como profissionais fora já das salas de aula da graduação.

Todos terão a oportunidade de desenhar em grupo, discutir e refletir com diálogo, desenhar e criar novos ideais em um clima de fluida participação.

Informações Gerais

Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.

Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:

São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066
Outras Localidades - 0800 010 9000

Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail [email protected].

Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail [email protected].