Objetivos

Fornecer os conhecimentos, técnicas e instrumentos necessários para uma atuação efetiva na área Tributária das Empresas, procurando atender diferentes participantes tais como:

Programa do Curso

Fundamentos de Direito Tributário: Sistema Tributário Nacional. Os princípios constitucionais. O poder e o direito de tributar. Os limites constitucionais do poder de tributar. Relação jurídica tributária. Vigência, aplicação e interpretação da lei tributária. Obrigação Tributária: classificação, o fato gerador e os sujeitos da obrigação. Crédito tributário: lançamento, modalidades, suspensão, extinção e isenção. 

Contabilidade Empresarial: Contabilidade no Brasil, Evolução, Relatórios Contábeis, Lei 11.638 de dezembro de 2007 e outras, Índices Econômico Financeiros, Análise da Taxa de Retorno de Investimentos, Casos Práticos.

Matemática Financeira Aplicada à Empresa e Área Tributária: Revisão Calculadora HP 12 C, Juros Simples, Juros Compostos, Desconto, Fluxo de Caixa com TIR e NPV, Equivalência de Taxas, Sistemas de Amortização – Tabela Price e SAC, Juros e Inflação, Casos Práticos relativos à Empresa e a área Tributária.

Controladoria e Gestão Tributária: Como a controladoria pode adotar uma postura estratégica no gerenciamento e na elaboração de planejamento das obrigações tributárias, permitindo a redução da carga tributária por meio de alternativas e práticas legais existentes na legislação vigente.

Gestão de Custos e Preços na Área de Tributos: Terminologia e Classificação de Custos, Gestão e Mensuração, Métodos de Custeio: Absorção, Direto ou Variável, Margem de Contribuição, Custeio ABC, Custeio Meta – Target Costing, Formação do Preço de Venda com Tributação.

Gestão dos Impostos sobre a Produção Circulação de Mercadorias e Serviços – IPI, ICMS, e ISS: Aplicação prática do IPI, ICMS, ICMS- ST e ISS.

Gestão das Contribuições sobre o Faturamento – PIS e COFINS: Regime Cumulativo e Regime Não Cumulativo, seus reflexos na carga tributária da empresa.

Gestão dos Tributos sobre o Patrimônio e as Transferências Patrimoniais IPTU, IPVA, ITR, ITBI e ITCMD: Estudo da legislação em vigor com estudo de exemplos práticos.

Gestão de Contribuições Sociais e Encargos Trabalhistas – INSS, FGTS e outros: O impacto dos encargos sociais (INSS E FGTS) e trabalhistas (provisão de férias, 13º salário e DSR) no resultado da empresa.

Gestão de Tributos sobre Operações Financeiras – IOF e IRRF: Aspectos legais do IOF e IRRF (Fato Gerador, Incidência, Contribuinte e Responsável, Base de Cálculo, Alíquotas, Forma de Cálculo, Prazos de Retenção e Recolhimento).

Gestão dos Tributos sobre a Renda das Pessoas Jurídicas – IRPJ, e CSLL; Lucro Real, Presumido e Abitrado: Aplicação prática e comparativa desses regimes e seus efeitos no resultado da empresa.

Gestão dos Regimes de Tributação Simplificada: Aplicação prática do Regime Simples Nacional por atividade.

Gestão dos Tributos sobre o Comércio Exterior - Importações e Exportações: Tratamento tributário aplicável aos principais tributos incidentes nas operações de importação e exportação.

Desenvolvimento Específico: Palestras, Visitas Técnicas, Workshops de assuntos relevantes ligados à área Tributária e/ou outras áreas, visando dar um conhecimento mais abrangente aos participantes.

Desenvolvimento de Projetos dentro das Organizações

Carga horária total: 400 horas

Público

Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação. 

“Cursos sequenciais (Formação Específica e/ou Complementação de Estudos) não são considerados cursos de Graduação”.

Informações Gerais

Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.

Pagamento à vista: 
Após aceitar o contrato, solicite em sua Secretaria Virtual através do item Serviços o 'Pagamento à Vista'. 
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.

Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.

Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066
Outras Localidades - 0800 010 9000

Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail [email protected].

Descontos

Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade. 
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.

Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.

Observações: 
A contratação da bolsa não implica em renovação automática. 
O aluno perderá o direito à bolsa em casos de cancelamento ou desistência do curso. 
A bolsa de estudo não é cumulativa. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.

Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail [email protected].