Objetivos
-
Entender como a aprendizagem ocorre de maneira efetiva no cérebro, como estimular e desenvolver uma aprendizagem significativa e a relação entre as a células neurais e o processo ensino aprendizagem;
-
Compreender como o cérebro aprende, como a aprendizagem se processa no cérebro humano;
-
Compreender a anatomia e as estruturas que envolvem o Sistema Nervoso Central, aprender como este cumpre seus processos e como produz modificações mais ou menos permanentes que terão como resposta modificações funcionais ou comportamentais;
-
Identificar através de Instrumentos não restritivos a Síndrome Desexecutiva e outros transtornos associados aos problemas com as funções executivas;
-
Instrumentalizar o aluno a fazer uso de técnicas e instrumentos a fim de realizar diagnóstico e avaliação da aprendizagem;
-
Promover um espaço de discussão crítica sobre o papel da avaliação na atualidade;
-
Ter o conhecimento de como o sono e suas implicações tem se tornado um importante aspecto a ser considerado na prática educacional.
Programa do Curso
-
Avaliação na Clínica e na Instituição
-
Neurologia e Neurofisiologia da Aprendizagem
-
A Avaliação Funcional e Integral do Indivíduo
-
Introdução aos Manuais de Classificação Diagnóstica
-
Introdução à Psicometria
-
Aspectos Comportamentais e Emocionais Normais e Alterados
-
Habilidades Auditivas e Visuoperceptivas na Avaliação da Aprendizagem
-
Avaliação da Atenção e das Funções Executivas – aspectos teóricos e metodológicos da avaliação
-
Avaliação da Linguagem Oral e seu Impacto dessa Habilidade sobre o Desenvolvimento Infantil
-
Avaliação dos Processos Cognitivos Normais e Alterados em Leitura
-
Avaliação da Escrita: Disgrafia e Disortografia
-
Avaliação dos Processos normais e Alterados da Competência Aritmética
-
Avaliação dos Processos normais e Alterados do Desenvolvimento Psicomotor
-
Memória e Inteligência
-
Avaliação de Habilidades Sociais e Emocionais
-
Avaliação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) – aspectos teóricos e metodológicos da avaliação
-
Seminários – Diagnósticos e Discussão de casos
-
Atividades diversificadas de cada disciplina
Carga horária total: 575 horas
Ministrado aos sábados (quinzenalmente) e domingos (mensalmente), das 08h00 às 17h00
Público
Graduados em curso superior reconhecido pelo Conselho Nacional de Educação. Psicólogos, Fonoaudiólogos, Psicomotricistas, Psicopedagogos, Neuropsicopedagogos. Profissionais com habilitação clínica.
“Cursos sequenciais (Formação Específica e/ou Complementação de Estudos) não são considerados cursos de Graduação”.
Informações Gerais
Período de inscrição, seleção, matrícula das turmas novas e início das aulas: Conforme calendário do semestre letivo.
A Grade Curricular poderá sofrer adaptações necessárias para melhor desenvolvimento do programa.
Formação de turma sujeita a número mínimo de alunos.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones:
São Paulo – Central de Pós-Graduação Lato Sensu (11) 2166-1066
Outras Localidades – 0800 010 9000
Fale com a Pós-Graduação Lato Sensu através do e-mail atendimento.pos@unip.br.
Descontos
Ex-Aluno:
Alunos formados em cursos Superiores de Graduação, Superiores de Tecnologia e Pós-Graduação da UNIP têm desconto diferenciado desde a primeira mensalidade.
Informe o número de seu RA no momento da entrega de documentos ou entrevista.
Empresas Conveniadas:
Descontos diferenciados para alunos de Empresas Conveniadas.
Observações:
A contratação do desconto não implica em renovação automática.
O aluno perderá o direito ao desconto em casos de cancelamento ou desistência do curso.
O desconto não é cumulativo. Caso o aluno já possua algum benefício, prevalecerá o desconto maior.
Ouvidoria da Pós-Graduação Lato Sensu: e-mail ouvidoria.pos@unip.br.